quarta-feira, 18 de maio de 2011

Percepções ao navegar por hipertexto


Ao acessar a pagina do google, digitei no campo de pesquisa a chave “O que é hipertexto?”. O site me forneceu uma lista de aproximadamente 25.400 resultados (0,19 segundos). Os resultados apresentados demonstram que o assunto é amplo e que é abordado por diversas pessoas, que postam na rede suas concepções. Demonstra também, que minha pesquisa deve ser bem direcionada para que o tempo seja aproveitado. Observei que todas as chamadas dos sites listados nos remetem ao conceito de hipertexto.
A primeira página que aparece na lista é a do Wikipédia a enciclopédia livre. Ao acessar essa página já encontrei o primeiro conceito de hipertexto, bem como a própria aplicação do mesmo, pois ela apresenta um índice no qual o usuário pode direcionar sua pesquisa de acordo com a necessidade. Dessa forma sua leitura fica direcionada, economizando tempo.
De acordo com a Wikipédia “Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual se agregam outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links.”
Baseando-se nesse conceito, percebi que a referida página apresenta sua estrutura baseada mais na escrita, pelo menos, referente a esse tema.
Continuando a navegação, pesquisei em outros sites, encontrando links que me levaram a apresentações em powerpoint, a vídeos com sons e imagens de entrevistas e palestras, publicações acadêmicas e fóruns de debates. Estes hipertextos possibilitaram-me conhecer diversos olhares sobre o tema, contribuindo assim para que eu pudesse construir o meu olhar particular, concordando ou discordando de algumas leituras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário